
História
O clube foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida sob o nome Foot-ball Club do Porto, um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A fundação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade. Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube que entrou num período de letargia.
O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha, foi o primeiro campo relvado em Portugal. O FC Porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um conjunto estrangeiro o Real Fortuna de Vigo, em 1907 e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro a Vigo, em1908. O primeiro título oficial do palmarés portista surge em 1912 é a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte de Portugal, criado em homenagem ao refundador do FC Porto.
Em 1945 o FC Porto tinha cerca de 8 mil sócios. Entretanto, a equipa de futebol passava 15 anos sem títulos, entre 1941 e 1955. O futebol, porém, mesmo não vencendo competições oficiais, foi responsável pela mais significativa adição à sala de troféus do FC Porto na altura: em 1948 venceu o Arsenal, considerada a melhor equipa do mundo, no Estádio do Lima.
O ansiado novo estádio foi inaugurado em 1952. Chamava-se Estádio do Futebol Clube do Porto, mas ficou para a história como Estádio das Antas.
O afastamento dos títulos no futebol seria quebrado em 1978 pelo treinador José Maria Pedroto, "o Mestre", com Jorge Nuno Pinto da Costa como chefe do departamento de futebol Américo de Sá na presidência. Em 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa sobe à presidência do FC Porto, marcando uma viragem definitiva na história do clube. Dois anos depois, chega à final da mesma competição em futebol, que perde contra a Juventus. Volta a vencer a Taça das Taças em 1983, conquista um pentacampeonato entre 1982 e 1987 e sagra-se campeão da Europa em 1986 e em 1990. Em 1987 veio a glória no futebol, com a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus em Viena, contra o Bayern de Munique, com um inesquecível golo de calcanhar de Rabah Madjer, na Taça Intercontinental contra o Peñarol de Montevideu e na Supertaça Europeia contra o Ajax. Também a nível interno o FC Porto começava a desenhar um domínio que se prolonga até aos dias de hoje.
Mas o crescimento do clube revelava-se também sob outras formas, como a criação da Loja Azul (1983), da Revista Dragões (1985) e da secção de desporto adaptado (1986), e ainda o rebaixamento do relvado do Estádio das Antas (1986), aumentando significativamente a sua capacidade o que já havia sucedido em 1976 aquando da construção das bancadas da maratona. Nessa altura o número de sócios já ultrapassava os 50 mil.
A nível institucional, o clube sofreu fortes transformações nos anos 1990 com a criação do FC Porto, Futebol, SAD, sociedades comerciais que passaram a gerir o futebol do clube, respectivamente. Foram ainda criadas a PortoSeguro, a PortoComercial e a PortoMultimédia,
O embrião desta nova sociedade desportiva emerge do Futebol Clube do Porto, instituição de utilidade pública com mais de 100 anos de existência. Fundado em 1893, na cidade do Porto, o FC Porto tem caracterizado a sua existência pelo fomento da prática desportiva e pela participação em competições das mais diversas modalidades. Dada a sua dimensão, o FCP é considerado um dos grandes clubes portugueses, caracterizando-se pelo seu carácter associativo e pelo futebol, sua principal actividade.
A criação da SAD sempre teve em vista a gestão única e exclusiva do futebol profissional do Futebol Clube do Porto. As suas orientações estratégicas fundamentais assentam na procura do sucesso desportivo de uma forma sustentada e a oferta ao público de espectáculos desportivos de elevada qualidade, de forma a satisfazer os seus adeptos e simpatizantes, a população da região em que se encontra implantado e a população do país em geral. Desta forma, as diversas actividades relacionadas com o futebol profissional terão mais e melhores condições para serem desenvolvidas com sucesso.
Os anos 1990 foram de sucesso sobretudo para a equipa de futebol que foi campeã oito vezes, cinco delas consecutivas o histórico Penta, que nunca tinha sido atingido no futebol português. Em 1995 o FC Porto ultrapassou a marca dos 100 mil sócios. No início do século XXI José Mourinho chegou às Antas e foi com ele que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos títulos internacionais, conquistando a Taça UEFA em 2002/03 e a Liga dos Campeões da UEFA de 2003-04. Entretanto, em 2002 havia sido inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, pela Fundação PortoGaia criada pelo FC Porto e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e em 2003 o Estádio do Dragão, da responsabilidade de mais uma empresa do grupo FC Porto, a PortoEstádio, e da autoria do arquitecto Manuel Salgado. As modalidades que jogam em casa emprestada desde que, em 2001, o Pavilhão Américo de Sá e as piscinas do complexo das Antas foram demolidos, aguardam ainda pelo pavilhão, também da autoria de Manuel Salgado, que surgirá junto ao actual estádio e terá o nome de Dragão Caixa, devido a um contrato de patrocínio celebrado entre o clube e a Caixa Geral de Depósitos. O Presidente Pinto da Costa já lançou a primeira pedra deste novo pavilhão, precisamente no dia em que foi reconduzido para mais um mandato à frente dos destinos do Clube e no dia em que o Porto se sagrou Bi-Campeão Nacional de Futebol, num jogo em casa frente ao Desportivo das Aves. Jesualdo Ferreira, treinador dos azuis e brancos, sagrou-se, assim, campeão nacional pela primeira vez, à imagem do que tinha acontecido na temporada transacta com o holandês Co Adriaanse. No ano de 2007/2008, o Porto consegue o tricampeonato. No ano seguinte, o Porto ganha o campeonato e concretiza o Tetra, o 2º da história do clube e Jesualdo Ferreira sagra-se como o 1º treinador português a conseguir o tricampeonato. No ano de 2009, é inaugurado o pavilhão gimnodesportivo "Dragão Caixa".